CONHECENDO CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA - MINAS GERAIS

terça-feira, maio 01, 2018

Esse parece apenas mais um post sobre viagens, mas a verdade é que estou escrevendo ele, rindo atoa, lembrando que finalmente consegui conhecer um dos lugares da minha lista de "Lugares no Brasil que devo conhecer " (SURTEI).

No dia 22 de abril, parti para uma das minhas melhores aventuras, fui conhecer Conceição de Ibitipoca em Minas Gerais.



Um pouco sobre Ibitipoca

O local possui uma das vistas mais incríveis de reservas naturais do Brasil. 
Em Conceição de Ibitipoca, na serra da Mantiqueira, é possivel encontrar ruas de terra e calçadas em pedras.
São 27 quilômetros de estrada de chão, aquela couro brabo, mas que vale a pena a passagem, até chegar a vila de Lima Duarte, cidade a qual o distrito pertence.

O lugar é simples e rústico, porém o que não falta é conforto, pessoas boas, e ótimos lugares para conhecer.
Por conta da quantidade de turistas que visitam o Parque Estadual desde sua criação em 1973, a vila ganhou várias pousadas, ótimos restaurantes e bares que arrasam na música ao vivo.
Nos mês de julho ainda acontece os festivais de Jazz, e no mês de agosto os de Blues, que lotam o lugar no inverno. Em outubro tem o evento de gastronomia - Sabores da Serra.

O Parque Estadual


A cerca de três quilômetros da vila finalmente chegamos ao Parque Estadual do Ibitipoca.
Com suas grutas, cachoeiras, mirantes, paredões, riachos e muito mais.
O lugar é realmente mágico, um paraíso onde amantes da natureza e aventureiros não tem como não se apaixonar.

Todas as trilhas são bem sinalizadas, você só se perde se... a não tem como se perder. 
Setas indicando para onde ir, e o nome de cada um dos pontos em placas estão em todo local.



O trajeto é puxado por ser duradouro e em certos momentos ingrime, são cerca de sete a oito horas de caminhada para quem quiser fazer todo o percurso de trilhas e cachoeiras, porém, não é difícil e a aventura vale a pena.
O Parque leva a vistas de paisagens paradisíacas. 
Cheguei lá oito horas da manhã e as nuvens estavam tão baixas que eu parecia estar no céu, imagine quem chegou antes disso?! ♥

Prainha, Gruta dos Viajantes, Cachoeira dos Macacos, Lago dos Espelhos, Gruta dos Três Arcos entre vários outros pontos, porém o mais famoso e esperado para se conhecer no parque pelos turistas, é com certeza a Janela do Céu.  Uma corredeira que segue por um cânion e termina em uma cachoeira com uma queda de cerca de 20 metros. É SURREAL!

Janela do Céu

Mirante na Janela do Céu

Cachoeirinha... a mais bonita na minha opinião.


O Parque tem limite de visitantes, sendo 800 pessoas nos finais de semanas e feriados e apenas 300 nos dias da semana. 
A entrada custa vinte e cinco reais nos finais de semana e feriados e quinze reais nos dias úteis. Lembrando que estudante paga meia.
E claro, não esqueça da importância de levar protetor solar, pois são cerca de sete horas debaixo do sol né?! Leve também boné, comida e água, bastante água.

Onde ficar
Camping do Mariano. Gravem esse nome.


Lugar simples, porém ótimo para quem não liga para muito luxo e se sente satisfeito com uma boa barraca e um saco de dormir, e claro o isolante térmico , porque estamos falando de serra, e o frio lá a noite é bem rigoroso se não for preparado.

O camping é recepcionado por Mariano, o dono do lugar, dona Maria e também a dona Carmen. Pessoas humildes, com uma animação lá em cima, e que estão sempre dispostos a ajudar e receber seus campistas.

O local fica a cerca de dez minutos do centro da vila a pé, de automóvel, menos de cinco minutos. E o melhor, a apenas um quilômetro do Parque Estadual do Ibitipoca.

Lá você encontra: quatro sanitários, sendo dois femininos e dois masculinos, quatro chuveiros com água quente, cozinha compartilhada com fogão e geladeira.
Na recepção, café da manhã, almoço e janta, não incluídos na diária, mas tudo por um valor bem pequeno. E eles ainda por cima fazem o melhor pão de banana com canela que eu já comi na minha vida, então fica aí a dica.

A diária normalmente custa apenas vinte reais, porém como fui em um feriado, paguei trinta.

Onde comer

O que não falta são restaurantes e pubs.
Eu indico o IbitiRoute, o restaurante tem uma comida maravilhosa com pratos executivos e por um valor melhor ainda (aquele precinho que cabe no bolso) e você se sente satisfeita. 


E bem ao lado tem o IbitiLua com a mesma pegada e música ao vivo.

Não é comida, mas foi aquele lugar que não posso deixar de citar, Brauhaus.


Uma cervejaria artesanal, que achei particularmente um máximo, com aquele chopp merecido. Não deixe de conhecer.

O que fazer

No último dia como iria embora apenas depois do almoço, queria algo para fazer durante a manhã, então eu e um amigo, fomos atrás de adrenalina e conhecemos o Ibiti Aventura, onde são realizados passeios de quadriciclos e utv por vários pontos turísticos da cidade, onde você mesmo pode pilotar.

Nós fizemos o passeio para o Topo do Mundo de quadriciclo, são cerca de duas horas, que deixam aquele gostinho de quero mais.
Paisagens incríveis de se tirar o fôlego durante todo o trajeto.
Vale super a pena, e o valor também é bem em conta.


O Ibiti Aventura  tem passeios com duração de até seis horas caso prefiro algo mais radical. Passeios passando por rios, trechos de lamaçal e mais.

Essa é uma daquelas viagens que valem super a pena serem feitas.
Espero que tenham gostado, e ficado com vontade de conhecer Ibitipoca tanto quanto eu.



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários